sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia da Voz

Há mais ou menos um mês e meio comecei a estudar canto. Esperei algum tempo até que a professora que eu queria que me orientasse abrisse um horário à noite em sua agenda. Valeu a espera. Mineira radicada em Curitiba, Ana Cascardo é uma das cantoras de que mais gosto. Foi o Fabinho Hess que me deu o CD dela de presente, e quando ouvi já pela primeira vez botei na cabeça que seria com a Ana que eu iria procurar aprimorar minha voz. Ana Cascardo tem no currículo uma participação como semifinalista do cobiçado Prêmio Visa, em 2005, feito reservado a pouquíssimos talentos.


Ana Cascardo canta "Com açucar, com afeto", de Chico Buarque

Além de ser uma apaixonada pelo estudo e ensino da técnica vocal, o fato da Ana Cascardo ser cantora profissional com experiência de palco e disco pode facilitar meu desenvolvimento. Além disso, o repertório dela tem muito a ver com o que gosto e persigo em música. Já tive uma base no estudo do canto. Em São Paulo, fiz alguns meses de canto lírico com uma professora que dava aulas em seu apartamento, na região central da cidade. Aquele apartamento, por si só, era um cenário. Como ela tinha sido cantora profissional de ópera (infelizmente, não lembro o nome dela), sua sala era repleta de objetos cênicos de diversos países, mas quem reinava mesmo era um piano enorme, que servia de apoio para as aulas. Já em Curitiba, fui aluno por quase um ano da Liane Guariente, vocalista do excelente grupo “Terra Sonora” e também ótima professora de canto.


A soprano argelina Amal Brahim Djelloul canta "Bachiana nº 5", de Heitor Villa-Lobos

Hoje, 16 de abril, é o “Dia Mundial da Voz”. Minha homenagem a todos aqueles que fazem da voz seu instrumento de trabalho e encantamento.

Nenhum comentário: