sexta-feira, 7 de maio de 2010

Intervalo - Zé Renato

O grande Zé Renato, em foto sem crédito

A elegância e a sofisticação de Zé Renato estarão em Curitiba neste fim de semana, no palco do Teatro da Caixa. No repertório do show, além de inéditas e de alguns sucessos de sua carreira de mais de 30 anos, vão estar as músicas do CD "É Tempo de Amar", em que o artista gravou clássicos da Jovem Guarda. Uma curiosidade desse álbum, é que o Zé não recebeu a tempo a autorização para regravar as músicas compostas pelo Roberto Carlos. Então, no disco só entraram sucessos da Jovem Guarda que não foram criados pelo Rei, o que é quase inconcebível. Pois essa lacuna ele resolve no show, mandando ver nas composições do lider do movimento que chacoalhou o país na segunda metade dos anos 1960.

O Zé Renato é um dos caras que eu mais gosto na música brasileira. Dono de um timbre de voz suave e muito gostoso de ouvir, ele sempre primou pela qualidade impecável em seus diversos projetos, seja nos discos solo, seja quando está integrando o grupo Boca Livre (do qual faz parte desde o início), ou nas vezes em que participa do trabalho de outros artistas. Trata-se de um músico de primeiríssima linha. Estou indo pra lá, meu ingresso é na fila do gargarejo! Não tenho dúvida de que vai ser um show muito bom.

Nota posterior: como eu esperava, o show foi ótimo, o Zé Renato está num estágio fantástico como músico, compositor e cantor. Retificando a informação que dei aqui, o Zé disse que  não gravou as músicas do Roberto não porque a autorização não teria chegado em tempo, mas sim porque o Roberto não autorizou mesmo. Coisas do rei...


Zé Renato canta "Namoradinha de um amigo meu", de Roberto Carlos

5 comentários:

Giovanni Soares disse...

Grande Marcelo! Também gosto muito do Zé Renato, desde a época do Boca Livre. Assisti a esse show com músicas da Jovem Guarda aqui, em São Paulo, no Teatro Fecap. É muito bom. Ah, tem dois CDs solo do Zé Renato que ouço muito: Arranha-céu e Natural do Rio de Janeiro.

Unknown disse...

O Zé é fofo. Adoro!

Marcelo Amorim disse...

Giovanni, o "Arranha-ceu" eu já ouvi muito, é lindo. O outro não, mas o Zé Renato é daqueles artistas que a gente pode comprar de olhos fechados qualquer CD que não se arrepende nunca. Tem um que tenho, talvez vocÊ conheça, em que ele canta músicas portuguesas acompanhado de um grupo lá da terrinha, é fantástico!

Marcelo Amorim disse...

Sim, Mara, o Zé é fofo...rs

Giovanni Soares disse...

O Natural do Rio de Janeiro é um CD só com músicas de Zé Keti. Vá no site do Um Que Tenha - http://umquetenha.org/uqt/?cat=316&paged=2- que você vai encontrá-lo. Lá tem, praticamente, todos os discos solo do Zé, inclusive o primeiro Fonte da Vida, que é muito bom. Abraço.