sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Uma vila mágica

Na foto sem crédito, Sônia Braga e o ranzinza Gugu, integrantes da querida Vila Sésamo, a vila operária que conquistou um lugar de honra na memória de toda uma geração

Antes de deixar para trás a fase das primeiras músicas, aquelas que ouvia na infância e na adolescência, pego um rápido retorno para falar um pouco sobre o que não pode ficar só na saudade: os programas infantis. Desde que a TV passou a ocupar lugar de destaque nas salas de praticamente todos os lares brasileiros, programas produzidos para crianças, de caráter educativo ou puramente de entretenimento, passaram a ir ao ar com regularidade. Um dos pioneiros, o Vila Sésamo, na verdade uma versão brasileira de uma série norte-americana, foi exibido, em seu primeiro ano, na TV Cultura. Nessa época, a TV Globo não tinha estúdio para gravação, daí o programa, em seu início, ter sido co-produzido pelas duas emissoras. A partir de 1974, a Globo assumiria sozinha a “segunda fase”, que era transmitida duas vezes por dia, de manhã e à tarde. Eu quase já não era mais uma criança, tinha entre 10 e 11 anos de idade, mesmo assim acompanhava todos os episódios e adorava tudo, inclusive as músicas, fossem as que tinham conteúdo claramente didático, fossem as que eram dedicadas aos bonecos, cada qual com sua personalidade, cada qual com seu encanto.



As duas gerações de crianças seguintes à minha também tiveram e ainda têm seus programas infantis recheados de músicas, sendo que muitas delas acabaram se tornando sucesso, vendendo discos e mais discos. Especialmente no caso de uma certa apresentadora loira, xabe qual? Mas acredito que dificilmente um outro programa do gênero conseguirá a façanha de reunir novamente tantos talentos, por trás e à frente das câmeras, como foi o caso da primeira versão do Vila Sésamo. Contar no elenco com uma Sônia Braga estreando na TV, o fantástico Milton Gonçaves, o genial Paulo José, enfim, dê uma olhada na ficha técnica da produção. Ela explica tudo.

Coordenação: Wilson Aguiar
Direção de cena: Milton Gonçalves
Produção: Jayme Leite e Godoy Camargo
Criação dos bonecos: Naum Alves de Souza
Músicas: Marcos e Paulo Sergio Valle

Elenco:
Armando Bógus (Juca)
Aracy Balabanian (Gabriela)
Sônia Braga (Ana Maria)
Flávio Galvão (Antônio)
Laaerte Morrone (Garibaldo)
Paulo José (Mágico)
Flávio Migliácio (Edifício)
Manuel Inocêncio (Seu Almeida)
Milton Gonçalves (Professor Leão)
Ayres Pinto (Cuca)
Luiz Antonio Angelucci (Bruno)
Marcos Miranda (Funga-Funga)

Manipulação dos bonecos:
Roberto Orozco (Gugu)
Teresa Cristina (Pipoca)
Elany Del Vechio (Jujuba)
Sônia Guedes (Marocas)
Antônio Petrin (Marinheiro)
Henrique Lisboa (Sabichão)
Aziz Bajur (Bidu)

Não sei você, mas me emocionei vendo este vídeo. O Garibaldo era, disparado, o mais querido personagem da Vila. Era feito pelo inesquecível ator Laerte Morrone, que nos deixou em 2005, aos 72 anos de idade.

6 comentários:

Leila Pugnaloni disse...

Sim. A gente se emociona.Tá lindo este blog.

Marcelo Amorim disse...

Aradeço sua visita, Leila, e fico feliz que tenha gostado do que viu por aqui. Agradar uma artista como você não é pouca coisa mesmo.

Francisnaldo Borges disse...

Nessa época, em minha cidade, só tinha o sinal da TVE, retransmitida pela TVU de Natal-RN, ainda preto e branco. "Vila Sésamo" foi meu primeiro programa infantil. Saudade de Laerte Morrone (novelas depois). Sônia Braga se saiu muito bem com seu personagem Gabriela.

Marcelo Amorim disse...

É, Francisnaldo, esse programa foi fundamental pra nossa geração (quero crer que temos mais ou menos a mesma idade). Que privilégio morar em Natal, hein. Linda cidade, que ainda não conheço. Um abraço.

Francis disse...

Não conhece Natal? É bela! Eu moro relativamente perto. Quando puder venha, que vale à pena. Bibi Ferreira está no Sol... Abç

Marcelo Amorim disse...

Tenho um outro amigo que mora em Natal, Francis, na cidade mesmo. Um dia quero aparecer por aí, sim. Um abraço