sexta-feira, 3 de julho de 2009

A primeira apresentação (final)

O jovem mineiro Moacyr Franco, ainda Moacir de Oliveira Franco, pegou carona com um maestro que seguia para São Paulo, mas que precisou parar em Ribeirão Preto para vender um piano. Moacyr aproveitou a parada e fez um teste na lendária Rádio Clube, primeira rádio do interior do Brasil. Foi contratado em 1º de dezembro de 1956 como radioator, comediante e cantor. Nas horas vagas, pintava cartazes e fazia shows.

Em 1963, estreava na extinta TV Excelsior o programa “Moacyr Franco Show”, que faria muito sucesso. O ex-crooner de orquestra em Uberlândia, que também tinha no currículo uma passagem marcante pela Rádio Clube de Ribeirão Preto, já era um artista bastante conhecido do público. Além de encarnar o personagem “Mendigo” no decano humorístico “A Praça é Nossa”, já havia emplacado várias músicas nas rádios, muitas delas versões de sucessos românticos internacionais. Moacyr Franco é tido por muitos como o primeiro “showman” da televisão brasileira. Naquele seu programa, uma das presenças mais frequentes era a do garoto Guto, um dos filhos do Moacyr, que iniciava precocemente sua carreira na TV levado pelas mãos do pai famoso.


Em 1970, Guto gravou com o pai um compacto duplo. A música de maior sucesso, "Boa noite, amor", foi composta pelo desconhecido Expedito Fagioni, que mais tarde viria a se tornar redator de programas de humor na TV.

Nesse momento, Guto parecia que iria pender naturalmente para o lado cantor do pai. Porém, sua carreira como intérprete foi curta. Tornou-se compositor, tendo algumas de suas músicas gravadas pelo próprio Moacyr Franco, que certa vez, em uma entrevista, lamentou que o filho "tentasse compor ao estilo do Chico Buarque". Também atuou como comediante, em uma das inesgotáveis formações do “A Praça é Nossa”, e até publicou livros. Hoje, porém, Guto Franco se firmou como diretor de programas de TV, e atualmente dirige Renato Aragão e companhia em “A Turma do Didi”, da TV Globo.

Separados no nascimento???

Uma vez, uma senhora, dona de uma enorme loja de sapatos onde um tio meu trabalhava, no bairro paulistano do Brás, pegou levemente meu queixo, olhou para mim com ar de dúvida e perguntou se não me conhecia de algum lugar. Sim, ela acabara de me confundir com o astro mirim Guto... Esse tipo de confusão me acompanhou por um tempo razoável, o que me obrigou a repetir diversas vezes o mesmo sorriso amarelo e explicou, em parte, o fato de eu ter escolhido cantar "Boa noite, amor" na sala de aula, naquela manhã de 1970. A turma toda ouviu atenta e elegeu a minha apresentação a melhor entre as feitas pelas outras crianças que toparam pagar um mico. Tive que cantar de novo, mas desta vez fui acompanhado pelas palmas ritmadas dos colegas. E também pelas palmas da professora substituta que, segundo minha memória está me dizendo aqui, era bem bonitinha.

(clicando no link acima você pode baixar as faixas originais, em mp3, do compacto duplo que contém "Boa noite, amor")

Nenhum comentário: